Nosso Objetivo
Com o nosso Método conseguimos trazer a inadimplencia a niveis aceitáveis, e este recurso recuperado pode ser utilizado em outras áreas que agregam valor a Instituição de Ensino.
Moralizamos o sistema de cobrança de forma preventiva criando uma política de cobrança com transparencia e diálogo.
Utilizamos Réguas de Cobrança específicas para Instituições Escolares.
Gestão de Inadimplência Escolar
O Gestor é quem permite a inadimplencia não dando a devida importancia, por que está preocupado com o Pedagógico e na manutenção dos alunos e sempre deixando o “problema” para depois.
Num mercado muito competitivo, o gestor precisa ter segurança jurídica para exercer suas atividades com tranquilidade, por isso oferecemos Experiencia, Resultado e Parceria de nosso trabalho.
A BURDA Assessoria pode trazer muitas vantagens para uma gestão eficiente, conte com nossa expertize para sua Escola.
INADIMPLÊNCIA: Valorizar quem paga em dia…
Em algumas escolas a inadimplencia chega a 20% do total, parece pouco, mas sempre tem os que atrasam o pagamento e parece tão pouquinho os juros e multas, por que cobrar?
Porém o problema não é só o valor financeiro, mas a mensagem que estamos passando ao cliente. Torna-se um grande negócio atrasar e depois negociar o débito de forma parcelada e sem juros. Os que mantem a mensalidade em dia é que estão sendo penalizados, fazem papel de bobo, e nem adotamos nenhuma atitude diferenciada, sequer um “muito obrigado”. Agora, para os que devem, aí sim, enviamos cartas, e-mails, telefonemas, mensagens, etc...
O melhor é tomar atitudes corajosas: adotar uma postura de enfrentamento logo no primeiro atraso. Combater imediatamente, iniciar o processo de cobrança logo após o vencimento. Afinal as pessoas pagam primeiro aquele que cobrar primeiro.
Pode acontecer que as causas se devam a processos internos, como exemplo o envio de boletos. Você identifica o problema, toma ações corretivas e resolve parte dele.
O melhor é criar uma política de cobrança, não se importe se sua instituição é de pequeno porte ou não, desenvolva procedimentos que serão adotados sempre que alguém não pagar no vencimento.
Já com a contratação da BURDA Assessoria estes problemas tendem a diminuir com a profissionalização da cobrança.
Iremos Atuar nas seguintes áreas:
A BURDA Assessoria possui projetos e programas exclusivos para contribuir com a instituição de ensino reduzir os níveis de atrasos e perdas com inadimplentes. Desenvolvemos alternativas implacáveis de gestão e atuação.
– Atualmente a cobrança nas instituições de ensino particular deixou de ser um simples sistema de recuperação de recursos e passou a ser integrado ao processo total de captação e manutenção de clientes e principalmente no processo de matrículas.
– A BURDA Assessoria utiliza ferramentas exclusivas para reduzir os índices de inadimplência:
Treinamentos
Administração de Cobrança
Especializado e exclusivo para a atuação na área de cobrança.
Vantagens Competitivas:
• Melhor obtenção de resultados;
• Dinamismo nas ações preventivas;
• Diminuição do Risco;
• Retorno do cliente ao mercado consumidor.
Operacionalidade:
•Padronização de processos e controle de qualidade no atendimento;
• Flexibilidade de negociação para pagamento direto com os operadores, refinanciamento ou parcelamento da dívida;
• Facilidade de pagamento para o cliente através de boletos bancários que, podem ser enviados via fax, e-mail, correspondência ou pela Web. O cliente emite, imprime e paga o seu próprio boleto;
• Retorno imediato e melhoria no desempenho de recuperação.
Cobrança Amigável: Eficiente e atual método de cobrança, em perfeita sintonia com os ditames do “Código de Defesa do Consumidor”, garantem segurança e satisfação aos clientes. Equipe treinada e especializada, permanentemente recicladas em técnicas modernas de relações humanas, asseguram altos índices de sucesso nessa abordagem.
Cobrança Telefonica: O operador faz ligações diárias aos devedores até que ocorra a composição de um acordo para pagamento de seu débito.
Cobrança Externa: A cobrança externa é uma ferramenta de trabalho cujo objetivo é auxiliar na localização de devedores não localizados via telefone e, se necessário, encaminhá-los a realização de um acordo de pagamento ou o próprio recebimento de seus débitos, caso os mesmos não possam comparecer pessoalmente à unidade da BURDA Assessoria.
Avisos de Cobrança: Normalmente são emitidos a cada quatro dias. Podem, contudo, ser programados a diferentes intervalos, ficando a critério de cada Gestor.
Agenciadores de Acordo: Os “Agenciadores de Acordo”, atuam no contato direto com o devedor, sempre orientados e assessorados por advogados que integram a equipe, cuidando de formalizar acordos amigáveis que permitam a recuperação de crédito do cliente.
Ferramentas de apoio à cobrança: Utilizamos para apoio ao contato telefônico, ferramentas como: avisos de cobrança, mala-direta, SMS, mensagens de voz, discador automático, entre outros.
Emissão de Boletos dos Acordos: envio por e-mail, correio e externos.
A BURDA Assessoria é especializada em recuperar: Contratos de prestação de serviços educacionais; Material escolar; Notas promissórias; Cheques devolvidos; Diversos produtos de varejo das principais Instituições de Ensino.
Notificações:
Nosso maior diferencial neste processo é a agilidade conseguida no retorno das notificações realizadas, permitindo ao nosso cliente o cumprimento de suas estratégias de cobrança na fase administrativa e judicial, recuperando os créditos com o menor impacto possível de perda dos Contratados.
Contratos
Assessoria Contratual - Análise, adaptação e elaboração de contratos.
A BURDA Assessoria, analisa, reformula, revisa e adequa os contratos já realizados pela Instituição de ensino. Para os Instituições de Ensino Parceiras desenvolvemos e adequamos termos de rescisão, aditivos de descontos, contratos de parcerias, termos de autorização de uso de imagem, Voz e LGPD. Todos com a observância da legislação vigente e cláusulas específicas que garantem todos os direitos da instituição de ensino.
Nossos Contratos de Prestação de Serviços Educacionais e procedimentos de Matrícula são baseados pela Lei 9.870/99 e Código Civil; O Regimento Escolar e/ou Acadêmico, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação e normas do MEC e Secretarias Estaduais; e A Cessão de uso de marca pela rede e sistema de ensino.
Os contratos por nós redigidos encontram-se dentro de todos os parâmetros legais, resguardando ao máximo nossos clientes.
Educacional
Assessoramento educacional gratuito às instituições de ensino parceiras.
Assessoria Jurídica Escolar
- Assessoramento Empresarial:
Acompanhamento periódico das atividades da empresa prestando assessoria para saneamento de dúvidas e esclarecimentos acerca de documentos ou procedimentos que necessitem de análise técnico-jurídica.•
- Assessoria em Defesas Administrativas:
Assistência aos procedimentos em curso nos setores estatais de natureza não judicial (PROCON).
- Assessoria Civil Educacional•
Responsabilidade Civil por atos praticados pelos professores, funcionários e alunos;
• Aplicações do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) no ensino fundamental e médio;
• Autuações e Defesas no Procon e outros órgãos em assuntos relacionados ao Direito do Consumidor;
• Pareceres jurídicos sobre matéria civil e levantamento de documentos.
Matrículas
Orientações e cautelas para aceitação de novas matrículas
A BURDA Assessoria é especialista no assunto. Nossa equipe fica à disposição para dar orientações quanto à aceitação de novas matrículas, bem como a informar sobre algumas cautelas que devem ser tomadas no ato, a fim de prevenir a instituição quanto a possíveis inadimplementos.
A lei vigente cria vantagem e desvantagem para as instituições de ensino particulares.
A vantagem: as escolas estão desobrigadas a renovar a matrícula de alunos que estejam inadimplentes.
A desvantagem: as escolas não podem interromper o contrato durante o ano letivo por motivo de inadimplência.
As escolas podem usar outros artifícios, como negativação do nome do (s) contratante (s) (desde que previsto em contrato) ou cobrança jurídica, mas o aluno não pode ser prejudicado pedagogicamente pela inadimplencia. Durante todo o ano letivo, alunos adimplentes e inadimplentes devem receber o mesmo tratamento da escola.
Essa é uma medida polêmica que aflige as escolas, pois retira da prioridade de pagamento dos responsáveis pelo aluno.
Cobrança Contenciosa – Departamento Jurídico
Quando a cobrança amigável é inviabilizada, entra em atuação nosso Departamento Jurídico, após analisar os documentos que instruem a cobrança, orienta o cliente sobre a viabilidade, ou não, do ajuizamento do contrato para a cobrança judicial.
Autorizados pelo cliente imediatamente ajuíza-se a ação competente, seguindo-se permanente acompanhamento da tramitação do processo até a prolação da sentença, tudo realizado pela experiente equipe de advogados (as).
Cobrança Contenciosa – Departamento Jurídico
Cursos
Cursos para o departamento financeiro e recepção
Oferecemos gratuitamente às instituições parceiras da BURDA Assessoria, cursos ao departamento financeiro e à recepção, focando principalmente no processo de matrículas e controle da inadimplência. Aos que não são parceiros do escritório, oferecemos uma ótima proposta para ministrar o curso.
Em nossos cursos para a recepção da escola, abordamos temas fundamentais, como a excelência no atendimento, foco no cliente e aspectos da linha de frente, como evitar irritações e como contornar uma situação de estresse entre o cliente e a escola.
Nos cursos para o departamento financeiro, aprofundamos ainda mais, focando em assuntos tais quais, recebimento de cheques, motivos de devoluções de cheques, como preenchê-los de forma correta e a assegurar a escola, contratos, organização de documentos, controle da carteira de inadimplementos.
Curitiba - PR
41 98411-7878
burda@burda.com.br
BURDA Assessoria em Cobranças Escolares e Advocacia